Ninfoplastia: tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia íntima mais procurada no Brasil

A ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia íntima cujo objetivo é reduzir ou remodelar os pequenos lábios vaginais, e pode ser procurada por diferentes motivos.

No Brasil, só no ano passado, foram realizadas mais de 25 mil cirurgias íntimas, sendo que a ninfoplastia é um dos procedimentos mais procurados dentre as brasileiras.

Essa procura pode ser explicada devido aos hábitos regionais e pelo costume de se usar roupas mais justas e biquínis, condição que acontece pelo próprio clima tropical do nosso país.

Mas o problema pode não ser estético, ou unicamente estético. 

As mulheres buscam a cirurgia íntima para resolver diversos tipos de incômodos que atrapalham não só a vida sexual feminina, mas afetam a qualidade de vida.

E, para você saber tudo sobre a cirurgia de ninfoplastia, nós escrevemos esse artigo.

Boa leitura!

Por que fazer uma ninfoplastia?

O tamanho, algumas assimetrias ou deformidades e frouxidão nos lábios vaginais podem acarretar diversos problemas para as mulheres, seja de ordem física ou psicológica.

A mulher que se submete a uma ninfoplastia bem indicada melhora a sua estética, gerando mais conforto, saúde e autoestima.

Além de ser um procedimento cirúrgico de rápida recuperação, a ninfoplastia previne infecções, proporciona mais conforto e melhora o desempenho sexual, sendo que todas essas melhoras interferem diretamente na autoestima da mulher que realiza a ninfoplastia.

Para quem é indicada?

A ninfoplastia é indicada para aquelas mulheres que notam um tamanho anormal da sua estrutura vaginal e esse tamanho exagerado pode causar constrangimento, desconforto na hora das relações sexuais e incomodar durante o uso de roupas mais justas.

É importante lembrar que a ninfoplastia, quando associada ao tratamento com laser de CO2, seja com a ponteira para vulva externa seja com as ponteiras de aplicação intravaginal, favorecem o clareamento da pele, o espessamento da mucosa, a melhora da incontinência urinária e da secura vaginal, desde que bem indicadas.

Como a cirurgia é realizada?

A ninfoplastia é um procedimento relativamente simples, que pode ser feito com anestesia local em consultório, pois hoje em dia é realizada a laser.

O processo começa com uma avaliação ginecológica para avaliação do tamanho e descartar alguma lesão pré-existente.

Após essa avaliação e confirmação da indicação da ninfoplastia, a cirurgia já pode ser agendada.

Geralmente, o procedimento cirúrgico da Ninfoplastia dura em média 40 minutos a uma hora.

Funciona, simplificadamente, assim: os pequenos lábios são cortados de forma rápida e exata pelo laser, pelas mãos de um médico devidamente habilitado e com experiência. É importante destacar que o contato da área com laser estimula o colágeno da vagina e contribui para a hidratação e restauração do tecido, deixando-o com aspecto rejuvenescido e um ótimo acabamento.

Cuidados pós-cirurgia

A recuperação após a cirurgia geralmente leva de uma a três semanas, podendo chegar até 45 dias, dependendo de cada caso.

É importante evitar atividades físicas intensas e relações sexuais durante esse período, além de seguir as orientações médicas quanto aos cuidados com a região operada.

A paciente que se submete a uma ninfoplastia recebe alta, geralmente, 1 hora depois do procedimento, sendo possível retornar ao trabalho (desde que não haja grandes esforços físicos) em 3 dias, mas a atividade sexual só é liberada após 30 dias.

Deve-se seguir as orientações do médico, mas geralmente, são prescritos medicamentos, repouso e compressas de gelo após a cirurgia.

São inegáveis os diversos benefícios que a cirurgia íntima de ninfoplastia podem trazer para a vida das mulheres, desde os físicos, como eliminação de dores e desconfortos, quanto para a autoestima, com a redução do volume excessivo, que tanto podem abalar a confiança feminina.

A cirurgia, quando bem indicada, promove uma vida sexual ativa e saudável, mas deve ser realizada com segurança, por isso a importância de buscar os melhores profissionais.

A Dra. Juliana Moreira, é médica formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) há 18 anos. Possui três especializações médicas no currículo e já realizou a ninfoplastia e muitos outros tratamentos íntimos em mais de 1.500 de mulheres, que agora se sentem confortáveis, mais bonitas e confiantes.

Quer saber mais sobre os tratamentos íntimos?

Agende agora mesmo uma consulta com a Dra. Juliana Moreira.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Leia também:

Contatos

Clínica Juliana Moreira 2023 - Todos os direitos Reservados